terça-feira, 19 de novembro de 2013

A consciência negra de cada dia...

Oooi gente!!

Depois de tantos dias sem aparecer e sem escrever pra vocês eu estou de volta e bem na Semana da Consciência Negra né!!! J

A consciência negra já é uma reflexão diária para muitas pessoas, que como eu, têm descendência negra, mas instituir um dia para refletir sobre o assunto não garante que a consciência negra seja ativada através de um passe de mágica, não é?

A homenagem desse feriado (20 de Novembro) veio pelo reconhecimento histórico do escravo e guerreiro contra a escravidão, Zumbi dos Palmares. Pensar na luta dele, nas ideologias de liberdade que ele incitou em todo um povo escravizado, forma o início da consciência negra. Essa consciência é inteiramente individual, pessoal e é indiferente á sua raça.

  Estátua em bronze de Zumbi dos Palmares - Salvador BA (Imagem retirada da internet)

Estimular nossos filhos a se respeitarem a história do negro, a se amarem, a se imporem como são, é essencial para a formação dessa consciência negra que não surge em um dia de folga na escola ou no trabalho, mas sim, em cada atitude segura e orgulhosa de nossas raízes. E isso, não é toda pessoa negra que tem.


O exemplo que damos as nossas crianças é involuntário, mas reflete na personalidade delas por toda a vida. Isso vale para a interação no ambiente onde vivemos, trabalhamos e até para o lugar onde nos divertimos.

O orgulho que cada um de nós tem da nossa cor, do nosso cabelo, da nossa garra, da nossa história, fica estampado no nosso rosto e uma imagem (ou atitude) fala mais que mil palavras, não é verdade?

                    Imagem retirada da internet

Nossa reflexão tem que passar pela nossa ação e nossa forma de pensar, nossa “consciência negra” tem que ser transmitida aos nossos filhos, dia após dia, para acabar com a cultura de alto-exclusão que as mídias nos mostram. Para isso um dia só não basta.

Nossa consciência negra parte de como cada um gostaria de ser tratado e como trata as pessoas á sua volta, indiferente á sua cor de pele.

Um dia de reflexão não muda a postura de uma pessoa sem consciência negra ou simplesmente humanitária, mas uma vida de exemplos sólidos e atitudes conscientes das nossas origens, podem SIMMM, mudar muitos caminhos!!

E então, a sua “consciência negra” fica na sua cabeça, limitada a curtir um feriado ou vira comportamento consciente?

Comente, curta ou compartilhe!

Boa semana á todos e boa reflexão!! J


Mil beijos!!! 

Curta o Nêga Luxo também no Facebook:
https://www.facebook.com/NegaLuxoBelezaSobreONatural

2 comentários:

  1. Gostei do texto. Precisamos ter esse dia sim, mas não nos limitarmos a refletir nossa história, lembrar nossas lutas somente nesse dia. bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu recado para mim aqui!!!