sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Moda Afro- brasileira

      Ooooi gente!!
Eu sempre gostei usar detalhes afros em meus visuais e meus preferidos são os braceletes e pulseiras, então esta semana não perdi a oportunidade de conhecer o trabalho de uma expert em Moda Afro-Brasileira, a corajosa Makota - Kizandembu Kiamaza que esteve no Sesc Belenzinho, em São Paulo.
                         Makota Kizandembo - (foto de Ana Zumas)

Depois de esclarecida sobre o significado de Makota (importante título de tradição do Candomblé, religião de matiz africana) Makota, como é chamada no dia á dia, me mostrou a importância de valorizarmos a moda que fala sobre o povo brasileiro de forma real, livre das imposições europeias e americanas.

Tida por muitos como uma moda exótica e até alegórica, ela mostra que vestir a moda afro-brasileira não necessariamente significa encarar seus elementos de forma ritualística ou religiosa e desmistifica essa moda para que cada um a encare livremente.

                                                                               Minha moda afro-brasileira

Vestir-se de moda afro-brasileira é vestir-se da história que mais nos identifica, mesmo que em pequenos detalhes e algumas marcas já se destacam em traduzir as lembranças do nosso povo em roupas e acessórios que falam por si.

Uma delas é a Xongani, marca paulista que desenvolve turbantes, acessórios e roupas que são a cara do Brasil africano que temos. A palavra vem do Chongani, língua do Sul de Moçambique, na África e significa “se arrumem”, “se enfeitem” ou “fiquem bonitas”.

                                       Xongani: arte em tecido nas ruas

Conheça a marca aqui: http://www.xongani.com/

Mestra em Indumentária Africana, Makota que é de Belo Horizonte (MG) é a primeira pessoa a falar de moda afro-brasileira e consolidou-se como líder em rodas de debates com temática afro-brasileira em todos os lugares onde morou, como na Bahia,  santa Catarina e Maranhão, defendendo e conscientizando sobre a moda que veio da África, mas aqui é transformada por diversas tribos urbanas.

Levantando questões sobre o reconhecimento da moda africana em todo mundo e sua influência na moda de vários povos, Makota mostra informações de uma aprofundada pesquisa no universo da moda africana e de que maneira ela chegou á cada nação. 



Descomplicando as impressões, Makota traduz o estilo afro-brasileiro:

 
“A moda afro-brasileira bebe nas imutáveis tradições africanas, mas ela é mutável, traz essas referências, mas pode ser resignificada ou repaginada por quem a veste.”

No Brasil as muitas cores que compõem nossas paisagens, penas, rendas, couro, muitos outros elementos naturais e a alegria do nosso povo inspiram as marcas que fazem a NOSSA moda.
    
    Levantar essa bandeira não é fácil, mas Makota leva essas questões por onde passa. Sua presença  e seu modo vestir traduzem suas ideias e convicções.        
                                            











                                   Makota Kizandembo: propriedade e engajamento na moda afro-brasileira

Suas palavras ressoaram na minha cabeça e me fizeram repensar no quanto podemos levar nossa história conosco ao nos vestirmos e nos enfeitarmos.

Então, que tal xongani?? J J J kkkkkkk

Grande beijo e bom feriado!!

Curtao Nêga Luxo também no Facebook:
https://www.facebook.com/NegaLuxoBelezaSobreONatural



2 comentários:

  1. amei!!! acho que as estampas animal print e as florais são perfeitas para compor o estilo afro! eu sou apaixonada por animal print nao posso negar!!!! <3

    ResponderExcluir
  2. NGUZU!!! Obrigado pelas as palavras de uma jovem que nos dá coragem de seguir, a MODA AFRO_BRASILEIRA é também nossa forma de ações afirmativas... BJAFRO

    ResponderExcluir

Deixe seu recado para mim aqui!!!